O VAI E VEM DO VERSO - AS RELACOES DA POESIA CONCRETA COM A PUBLICIDADE IMPRESSA

Autor : Nelson Baibich

Editora : Editora Unisul

ISBN : 9788580190182


R$ 35,00
Comprar

Veja mais títulos em: Geral

AS RELAÇÕES ENTRE A POESIA E A PUBLICIDADE NÃO SÃO NOVAS E PODEM SER RASTREADAS PELO MENOS ATÉ O SÉCULO XIX, QUANDO POETAS COMO OLAVO BILAC USAVAM SUA PENA PARA FAZER PEQUENOS ANÚNCIOS NAS REVISTAS ILUSTRADAS QUE ENTÃO COMEÇAVAM A PROLIFERAR. EM MEADOS DO SÉCULO XX, NO ENTANTO, O CONCRETISMO, UM DOS ÚLTIMOS AVATARES DAS VANGUARDAS, TORNOU A FRONTEIRA ENTRE AMBAS MAIS TÊNUE AINDA, APROXIMANDO-SE DA LINGUAGEM DA INDÚSTRIA CULTURAL E USANDO AS FERRAMENTAS DA TEORIA DA COMUNICAÇÃO NA CONFECÇÃO DE SEUS POEMAS. A PREOCUPAÇÃO COM O ESPAÇO DA PÁGINA E COM A POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR O POEMA COMO UM OBJETO ABRIU UMA NOVA PERSPECTIVA, VISUAL, PARA A POESIA DO SÉCULO XX, TIRANDO-A DOS LIMITES DO LIVRO E LANÇANDO-A NO ESPAÇO PÚBLICO. A TAREFA A QUE SE PROPÔS NELSON BAIBICH FOI EXATAMENTE PESQUISAR COMO A PUBLICIDADE APRENDE COM A POESIA, POR UM LADO, MAS TAMBÉM COMO A POESIA APRENDEU A USAR ARMAS DA COMUNICAÇÃO PARA FAZER UMA ARTE QUE SE QUEIRA MENOS SAGRADA E MAIS PRÓXIMA DAS RUAS, DAS NOVAS TECNOLOGIAS. SE ESSAS RELAÇÕES SÃO PERIGOSAS E POR ISSO EVITADAS POR MUITOS, O FATO É QUE O PRÓPRIO DA ARTE TALVEZ SEJA MENOS ESTAR SEMPRE DESAFIANDO AS FRONTEIRAS, ULTRAPASSANDO OS LIMITES E CONFUNDINDO O ESTABELECIDO.

ISBN:

9788580190182

Ano de Publicação:

2011

Edição:

1

Formato:

22,50 x 13,50 x 1,00 cm.

Nº Paginas:

128 pp.

Peso:

250 g.